Período Integral

Integral para a Educação Infantil ao 5º Ano

O Colégio Evangélico de Maringá, acompanhando as transformações da sociedade, especialmente no que se refere ao mundo profissional das famílias, oferece desde o ano de 2011 o tempo Integral na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Esta atividade vem complementar às necessidades educativas e organizacionais das crianças, cujas famílias necessitam de uma estrutura segura e eficiente de educação e acompanhamento durante todo o dia.

Conforme conhecimento dos senhores, o nosso espaço é extremamente favorável, com uma ampla área verde, proporcionando condições para o período integral. Sabemos que uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo. Neste cotidiano de descobertas e de crescimento da criança é onde o Colégio Evangélico tem pautado seus referenciais pedagógicos.

No período integral, as crianças recebem noções sobre boas maneiras, desenvolvem bons hábitos e atitudes, aprimoram a arte de conviver com o próximo, incorporam a importância da higiene pessoal e ambiental para a preservação da saúde. Participaram de atividades artísticas e culturais, bem como de lazer dirigido

.

Normas e funcionamento

O período integral atenderá de segunda à sexta-feira das 07h às 18h30.

O período de férias será o mesmo para todo o colégio, conforme Calendário Escolar.

O horário de entrada é a partir das 7h, e as atividades iniciam-se às 7h30.

Terão a tutoria de tarefas e a parte recreativa, no período oposto serão encaminhados para a sala de aula normalmente para a parte pedagógica.

O trabalho no Período Integral

O trabalho no período integral visa o desenvolvimento da educação motora, expressão corporal e brincadeiras lúdicas. A exploração de vivências diárias será estendida para a escola, onde as crianças aprendem também a arrumar a cama, dobrar suas roupas, ter cuidado com seus pertences.

A socialização é trabalhada num ambiente diversificado, despertando o interesse e, sobretudo, tendo em vista os cuidados necessários com as diferentes faixas etárias.

Projetos escolares

Os projetos escolares abordam temas referentes a princípios e valores numa perspectiva cristã:

- Boas maneiras, higiene, regras de convívio em grupo, respeito e amor ao próximo, que fazem parte do cotidiano do aluno. Conteúdos pertinentes a cada faixa etária, sempre motivando e despertando o interesse pelas atividades. Deles fazem parte pesquisas, confecção de jogos com materiais recicláveis, teatrinho com fantoches, murais, exposições, com foco no tema proposto, além de datas comemorativas.

Alimentação

A alimentação é estimulada com bastante cuidado e motivação, levando em consideração que muitas dessas crianças fazem quase todas as refeições ao longo do dia na escola, exceto o café da manhã e o jantar.

Os alunos têm direito ao lanche da manhã e tarde, ao almoço e sobremesa.

Hábitos de postura à mesa, utilização adequada dos talheres e ingestão controlada de líquidos também fazem parte do nosso trabalho.

Todas as refeições são planejadas e balanceadas por nutricionista, que acompanha a qualidade da alimentação.

Higiene

A higienização é frequente, com cuidados especiais, sempre respeitando orientações individuais recebidas das famílias. Nesses momentos focaremos a autonomia do aluno e justificando a importância da higiene.

Banho: temos o horário de banho e para isso trarão todos os pertences que se referem a esse momento:

- Bolsa pequena (que permanecerá na escola) com nome contendo: sabonete na saboneteira, xampu, condicionador, toalha, escova de cabelo ou pente;

- Para os alunos menores até quatro anos, é necessário trazer: as fraldas (pelo menos 5), pomada, lenço umedecido, chinelo, uma troca de roupa (shorts e camiseta, cueca/ calcinha), sacolinha plástica para roupa suja, permanecerão na bolsa diariamente para que as mães façam as reposições necessárias.

- Todos os alunos podem vir com uma roupa confortável que possibilite as brincadeiras e trazer o uniforme para ser trocado após o descanso. Também devem trazer em bolsa pequena uma escova de dente e creme dental;

Hora do descanso

Esse horário destina-se ao descanso das crianças do período Integral, para que refaçam suas energias para a segunda jornada.

Atividades Extras

Os alunos participam de atividades manuais, lúdicas, esportivas, sendo elas:

• Oficinas criativas: circo, teatro e artes plásticas (sucata, pintura, colagem...);
  • Musicalização: momento de música, canto e instrumental;
  • Psicomotricidade: sob a supervisão de professores de Educação Física, os alunos desenvolvem a psicomotricidade por meio de exercícios específicos;
  • Lúdicas e de socialização: parque, brincadeiras e atividades dirigidas e livres;
  • Xadrez: quinzenalmente os alunos têm aulas de xadrez;
  • Biblioteca e sala de leitura: hora do conto, leitura de livros, fantoches, vídeos e outros recursos;
  • Cuidados com o corpo: alimentação e higiene; etiqueta;
  • Acompanhamento nos deveres de casa, trabalhos, revisão para a prova; sendo necessário estudar em casa também;
  • Informática: Jogos;
  • Culinária: A arte de preparar os alimentos é muito prazerosa para as crianças. Além de estimula-los a uma alimentação saudável, trabalhamos a importância da higiene, exploramos o vocabulário culinário e a integração entre os alunos e professor;
  • Educação Alimentar: A fase pré-escolar é um período decisivo na formação de hábitos alimentares, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada. A convivência com outras crianças e professores é um incentivo para copiar o que os outros estão comendo, tornando o seu habito alimentar mais saudável possível.
"Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança.".
Salmos 33:22