Missão

Nossa missão é a “Formação Total do Ser”, buscando conscientizar o aluno quanto a importância de uma vida fisicamente saudável; de uma visão moral e social intelectualmente correta e de um caráter genuinamente cristão. Seu lema é: “Educação Cristã com Excelência e Amor”, uma realidade na relação afetividade/aprendizagem que faz parte do dia a dia da vida escolar.

Filosofia

A filosofia do Colégio Evangélico é baseada em Provérbios 22:6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele.” Segundo Webster “Educação” é: “toda uma série de instruções e disciplinas a qual é destinada a esclarecer o entendimento, corrigir o temperamento e formar atitudes e hábitos nos jovens para prepará-los a serem úteis em suas posições futuras".

Sendo isto verdade, e para que o mesmo se concretize, temos investido em uma metodologia onde a construção do conhecimento se dá através da interação dos conteúdos aplicados com a realidade diária dos alunos, permeando os princípios bíblicos. Na busca incessante da edificação do educando para um modelo de vida que reflita uma filosofia cristã sadia e um alto padrão de valores morais; porém, com a preocupação de não formar alunos alienados, mas que interajam e façam a diferença na sociedade onde estão inseridos.

O Ensino Religioso - Uma proposta transformadora

O Colégio Evangélico de Maringá tem real preocupação na formação integral de seus alunos através do ensino religioso, no sentido de conduzi-los a serem agentes transformadores que farão surgir uma sociedade mais solidária, fraterna e justa.

Entendemos ser nossa responsabilidade passar a esta geração, que está em processo de formação, através de nossas mãos, firmes princípios com respeito à vida, levando-os a entender que esta é dom de Deus e só Ele pode, com sua onipotência, realizar tal obra.

Não temos qualquer interesse na edificação de dogmas e doutrinas, que é tarefa precípua das igrejas. O que nós propomos é à construção de uma ordem social, política, econômica, moral, que possa conter um novo homem, liberto e libertador. Um ensino religioso que pensa no aluno todo e em todo aluno como um ser que se desenvolve em toda sua potencialidade.

Não há possibilidade de se entender a Educação Religiosa como um processo neutro, porque toda e qualquer proposta de Educação é uma proposta de valores que estabeleça um tipo de homem e de sociedade que ela espera como emergente. Assim é a nossa proposta: “Cremos que educação religiosa é fazer o ser humano passar da consciência ingênua à uma consciência crítica da realidade na qual está imerso; onde requer instrução, disciplina, esclarecimento, correção e formação de acordo com Cristo e sua palavra.

Portanto, o Ensino Religioso não é entendido por nós, como tradicionalmente tem sido, ensino de uma religião, mas uma realidade mais ampla e muito mais rica, onde seres humanos se encontram compromissados com a vida, com os princípios preestabelecidos por Deus.

Entendemos que educação sem Deus é "deseducação", pois Nele está a fonte de toda a sabedoria e conhecimento.

Texto para reflexão: Salmos 78: 04 a 07

Alessandra Carla Fontana
coordenacao01@colegioevangelico.com.br

Jurema Palandrani Costa Grava